Esta é provavelmente das coisas que mais fiz nos últimos anos, automações, algo que online, começou lá em 2015/2016 a automatizar o envio de encomendas para o armazém, carregar o ficheiro com os trackings todos de uma vez num form em php, isto já me libertava pelo menos quase de 1 hora por dia…
Eu sou preguiçoso por natureza, só que considero que no bom sentido, não sou de estar no sofá a ver séries ou em modo “chill out”, não condeno ninguém… mas gosto de pensar como posso poupar-me a guardar coisas na minha cabeça, processos e ações repetitivas, etc…
Além disso, sou técnico de electrónica, o que me deu um conhecimento geral sobre electrónica e electricidade, além de ter uns aninhos jeitosos de construção civil no lombo a trabalhar com o meu Pai.
Quando comprámos esta casa, o bichinho da automação já por aqui andava, durante a remodelação foi meter as mãos à obra, embora que ir fazendo tudo um pouco à pressa deixou o planeamento de lado, em todo o caso, tendo em conta a situação na altura, considero que fiz um trabalho razoável.
Toda a casa tem interruptores “inteligentes” IoT que me permitem além de ligar e desligar luzes, controlar estores, câmeras de vigilância, sensores de movimento, etc, também me permitem criar automações com tempo e/ou input de outro dispositivo.
Tudo isto é também controlado por uma Alexa!
Estou até hoje para entender como conseguimos meter tanto fio no quadro eléctrico 😄
Posso dizer que sou um maluquinho por automatizar, não apenas online, mas também offline…
A minha esposa às vezes passa-se comigo, nem sei porquê…!!
Mas algo que pensei no início e levei até então é que a casa seja usável mesmo sem IoT, ou seja, qualquer pessoa consegue usar o básico sem ter de chamar a Alexa ou usar uma app no telemóvel, porque a média de idades que passa cá por casa vai de 5 meses a 65 anos!
São coisas que nos facilitam a vida, que nos permitem ter mais tempo para outras coisas, quer seja trabalhar, quer seja laser, o que nos der mais prazer.
Ainda faltam realizar muitas ideias na casa, mas o processo é que dá gozo, pensar, testar e executar.
Exemplo: há uns meses, durante uma insónia pensei como podia ter controlo da posição da carrinha na garagem, que não é muito grande, e assim poupar espaço.
Mandei vir um sensor de infravermelhos, uma fita led e pumbas, agora fica exactamente onde quero, sem grande esforça, assim que a luz apaga, está na posição!!
Isto tudo para dizer que há sempre algo para optimizar, melhorar, automatizar, nem que seja apertar aquele parafuso que “não me custa nada apertar”.
Independentemente das nossas skills, hoje há N soluções no-code/low-code que facilitam imenso a chegar à solução, basta algum empenho!
Se quiseres saber mais sobre estes temas, perguntem nos comentários e aproveita para nos ajudar na dose de cafeína!
De quinta a domingo, já sabes onde vamos estar, MeC Epic Summer Retreat 2022, com pessoas fantásticas, arrisco-me a dizer que não vão querer sair de lá no fim do evento 😁
Em setembro retomamos as nossas lives habituais com convidados de excelência como sempre, por isso mantém alerta e vemo-nos por ai!!