Prefiro não me pronunciar!
Hoje vou falar-vos de uma coisa que eu faço com regularidade, excluir-me de discussões.
Ao longo do tempo fui aprendendo que há discussões que não nos acrescentam valor, que apenas servem para ficarmos frustrados e por vezes até ganhar alguns inimigos.
Com o tempo comecei a perceber que há pessoas que têm prazer de discutir, parece que libertam dopamina enquanto discutem com outras, muitas das vezes sem qualquer tipo de argumento fundamentado.
Nestas incluo política, futebol, vacinação e até mesmo veganismo!
E agora perguntas tu, mas afinal o que é isto de me excluir das discussões?
Há coisas na vida que não valem a pena, não valem o esforço, não valem sequer pensar nelas e é dessa forma que eu tenho tentado levar a vida ou seja não perder tempo com algo que não me acrescenta valor, nem sempre é fácil.
Para mim uma discussão tem de ter um fundamento e uma base para argumentação, quando discutimos apenas para impor o nosso ponto vista, para de certa forma rebaixar o outro perante um grupo de amigos ou colegas de trabalho, não é uma discussão com valor, não é uma discussão saudável.
Exemplo:
Entrar numa discussão sobre Veganismo com uma pessoa que não se deu ao trabalho sequer de pesquisar e trazer apenas para a mesa argumentos da praça pública, onde discutimos em cima de notícias sem fundamento científico ou sem um estudo prévio, para mim é uma discussão que morre logo na primeira palavra, não vai trazer algo de novo para eu pensar ou sequer equacionar mudar a minha opinião e a outra pessoa também não vai mudar porque já tem a sua opinião formada.
No nosso grupo já sabem que nem me prenuncio sobre certos temas e há inclusivamente episódios interessantes e de discussões de que nos excluímos, a menos que a pessoa que me pede essa opinião seja uma pessoa ponderada e que acredito que à partida que tem algo a acrescentar.
O que ganho com isto? Principalmente ganho tempo e saúde!
Tempo, porque não o consumo a discutir banalidades ou assuntos com os quais não me identifico ou simplesmente não tenho uma opinião formada por que não quero ou porque não estudei o tema o suficiente para me pronunciar.
Saúde, porque uma discussão acesa trás sempre má disposição e não quero estar nesse estado de espírito, principalmente porque eu fico a pensar nas mer*** muito tempo e a testar futuros alternativos na minha cabeça.
Deixo-vos um clássico para pensarem "Cuidado com discussões com idiotas, eles levam-te ao nível deles e ganham-te por experiência".
Espero que estejam a aproveitar as férias, se for o caso, nós também estamos a aproveitar este tempo para melhorar o MeC!
Não te esqueças de subscrever o canal no Youtube, não vais querer perder as novidades, até já 👊